Perguntas frequentes

PERGUNTA – Como as varizes são diagnosticadas?

DR. MÁRCIO STEINBRUCH – Fazemos uma análise da pele e da aparência das veias, examinando pernas, pés ou qualquer área afetada. Buscamos alterações na cor da pele, sinais de ruptura de pele e até úlceras. Se há suspeita de varizes, após um bom exame clínico, solicitaremos ao paciente que se submeta a um exame de ultrassom doppler colorido venoso de membros inferiores.

PERGUNTA – Quando a cirurgia é indicada?

DR. MÁRCIO STEINBRUCH – As varizes constituem uma doença quando provocam sintomas como cansaço, dor e peso nas pernas.

Veias dilatadas e fluxo sanguíneo muito lento podem formar um coágulo dentro delas, que produz um processo inflamatório e dor intensa, e ter sérios agravantes.

As perguntas mais frequentes feitas ao dr. Márcio Steinbruch são relacionadas à prevenção das varizes.

Elaboramos uma lista com as principais questões.

PERGUNTA – Com qual idade, as varizes costumam aparecer?

DR. MÁRCIO STEINBRUCH – A partir dos 30 anos e podem piorar com o passar dos anos. O principal fator de risco é a presença da doença na família. A obesidade também é um fator determinante; há um aumento da pressão sobre as veias pelo sobrepeso. A gravidez, sedentarismo, tabagismo dificultam a circulação de sangue e é por isso que contribuem para o surgimento de varizes.

Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal também podem provocar a dilatação das veias e, consequentemente, o aparecimento de varizes.

PERGUNTA – Vasinhos são varizes?

DR. MÁRCIO STEINBRUCH – Os vasinhos, ou melhor, os microvasinhos (telangiectasias), são vasos de pequeno calibre e superficiais, que podem ser eliminados com sessões de escleroterapia. Os vasinhos são considerados os estágios iniciais da disfunção venosa, mas funcionam como sinal de alerta.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser mais informações, mande

e-mail para contato@aclinicasteinbruch.com.br ou visite nosso blog.

Cuidado com procedimentos e profissionais não reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina (CRM).

Dúvidas? www.cremesp.org.br                                        Todos Direitos Reservados 2015 Clínica Steinbruch